Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo tomografico de ventos em variaveis cataclismicas

Processo: 06/03308-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Marcos Perez Diaz
Beneficiário:Fabiola Mariana Aguiar Ribeiro
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Discos de acresção   Simulação numérica   Variáveis cataclísmicas   Vento

Resumo

Jatos e ventos estão presentes em diversos objetos astrofísicos onde há acresção via disco. Nas Variáveis Cataclísmicas não se observa a presença de jatos, mas temos perda de massa sob a forma de vento. As Variáveis Cataclísmicas são os objetos ideais para o estudo de discos de acresção e consequentemente do vento associado à acresção, por serem objetos relativamente brilhantes e possuírem períodos orbitais que permitam o estudo do objeto ao longo de várias órbitas sem degradar a amostragem em fase.A presença de vento é diagnosticada em algumas Variáveis Cataclísmicas a partir de perfis P-Cygni, principalmente em linhas ressonantes no ultravioleta. O objetivo deste projeto é realizar simulações de discos de acresção incluindo a presença de vento. O código para tanto já está implementado. A partir das simulações serão obtidos perfis de linha sintéticos e com estes construiremos mapas Doppler. Os mapas sintéticos serão comparados ao tomograma de V3885 Sgr, os parâmetros serão ajustados de forma a aproximar o máximo possível o tomograma sintético do observado. Visamos assim restringir os parâmetros físicos do vento para este sistema e verificar se um vento como simulado é suficiente para reproduzir o preenchimento em baixas velocidades nos mapas Doppler de algumas Variáveis Cataclísmicas. Buscaremos dados espectroscópicos com resolução temporal no ultravioleta de Variáveis Cataclísmicas no banco de dados do Hubble para estender este trabalho a outros objetos.Escreveremos também um artigo científico detalhando o código utilizado para as simulações, considerando tanto a presença de flickering como de vento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, FABIOLA M. A.; DIAZ, MARCOS P. A Time-Series Analysis of the H alpha Emission Line in V3885 Sagitarii. PUBLICATIONS OF THE ASTRONOMICAL SOCIETY OF JAPAN, v. 61, n. 1, p. 137-146, 2009. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.