Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de diferentes concentracoes do acido 2,3-clorofenoxipropionico sobre as caracteristicas fisico-quimicas do abacaxizeiro "cv. smooth cayenne".

Processo: 00/07229-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Aloísio Costa Sampaio
Beneficiário:Ricardo Rodrigues da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Abacaxi   Produtividade

Resumo

Nesse trabalho, objetiva-se analisar o efeito de diferentes concentrações do ingrediente ativo do Fruitone, o ácido 2,3-clorofenoxipropiônico, sobre as características físico-químicas do abacaxizeiro cv. Smooth Cayenne, visando atender as necessidades dos produtores de abacaxi. O ensaio será desenvolvido em plantio comercial de abacaxi no município de Bauru (SP), em solo do tipo Latossolo Vermelho Amarelo eutrófico. O delineamento experimental será em blocos casualizados com quatro repetições e 8 tratamentos, ou seja, testemunha e sete diferentes concentrações do ingrediente ativo: 0, 50, 100,150, 200, 250, 300 e 350 ppm i.a. Serão adicionados uréia à 2% e espalhante adesivo após a diluição, visando aumentar a eficiência dos diferentes tratamentos. As. pulverizações serão realizadas após o secamento das últimas flores da inflorescência. As mudas foram plantadas em linhas duplas com espaçamento de 1,0m X 0,5m X 0,4m e os demais tratos culturais foram os comumente utilizados para a cultura. Os resultados serão analisados pelo teste F e as médias comparadas através do teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Os frutos serão colhidos quando apresentarem a região basal com uma coloração verde-clara, ou seja, com a "malha" aberta, e posteriormente, classificados por tamanho (padronização do tipo), pesados em função do tipo (produtividade) e analisados em relação ao teor de sólidos solúveis (°Brix). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)