Busca avançada
Ano de início
Entree

Discurso e sujeito: o caso dos readaptados na biblioteca escolar

Processo: 09/50832-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lucília Maria Abrahão e Sousa
Beneficiário:Gabriela Gimenez Faustino Ilana
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biblioteca escolar   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biblioteca Escolar | Discurso | Formacao Discursiva | Professor Readaptado

Resumo

Considerando a importância das bibliotecas escolares para a institucionalização das práticas de leitura e para a formação de sujeitos-leitores e observando a presença de muitos profissionais ditos "readaptados" nesse espaço, entendemos a importância de realizar um estudo analisando o discurso dos professores que ocupam o lugar de bibliotecários nessas unidades de informação. Amparados pelos conceitos obtidos da Análise do Discurso de filiação francesa, Biblioteconomia e Ciência da Informação, temos o desejo de analisar a posição que esses sujeitos-professores readaptados ocupam, muitas vezes despejados na biblioteca escolar por motivos de saúde, invalidez ou incapacidade de exercer outra função. Nosso trabalho de coleta de dados e constituição do corpus de análise tem como foco a realização de entrevistas pela Internet em uma comunidade de relacionamentos do Orkut de nome "Professores Readaptados"; além das entrevistas, também serão material de nossa análise recortes de depoimentos, comunicados, comentários e dizeres dos cadastrados nessa comunidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)