Busca avançada
Ano de início
Entree

A base ultraestrutural da regulacao osmotica e ionica no siri azul, callinectes danae (crustacea, brachyura).

Processo: 07/50216-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:John Campbell McNamara
Beneficiário:Cláudia Doi Antunes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Osmorregulação   Ultraestrutura   Transporte de íons   Crustacea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crustacea | Epitelio Branquial | Na=/K=-Atpase | Osmorregulacao | Transporte Ionico | Ultraestrutura

Resumo

Os crustáceos exibem variados mecanismos de regulação osmótica e iônica. Epitélios especializados, como as brânquias, são responsáveis peto transporte de sal. Funcionam como uma interface seletiva que absorve ativamente Na+ e Cl- do meio externo mais diluído, sendo a Na+/K+-ATPase uma molécula fundamental neste processo. Nos braquiúros, as brânquias posteriores são especializadas na captura de íons, predominando os ionócitos, que realizam a captura direta ou indireta de tons como Na+, Cl- e Ca2+. Os ionócitos possuem uma superfície apical altamente amplificada por evaginações, e uma superfície basal caracterizada por profundas invaginações de membrana às quais se associam numerosas mitocôndrias. A Na+/K+-ATPase é encontrada nas invaginações basais que faceam a hemolinfa. Quando em meio diluído, a atividade da Na+/K+-ATPase se aumenta em caranguejos eurialinos, e as células do epitélio branquial se reorganizam. Callinectes danae é um siri eurialino, braquiúro, que tolera uma ampla exposição a diferentes salinidades, porém sua capacidade osmo e ionorregulatória é desconhecida. É um modelo amplamente empregado nesse laboratório para examinar os subsídios bioquímicos da capacidade osmorregulatória. O presente trabalho visa caracterizar a capacidade osmorregulatória de C. danae, bem como o decurso temporal dessa adaptação em meio diluído (15%o S). Avaliar-se-á ainda as alterações induzidas na ultra-estrutura do epitélio brânquial em siris aclimatados a uma salinidade diluída (15%o S) por 10 dias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCON, DANIELA P.; LEONE, FRANCISCO A.; FALEIROS, ROGERIO O.; PINTO, MARCELO R.; MORAES, CINTYA M.; FABRI, LEONARDO M.; ANTUNES, CLAUDIA D.; MCNAMARA, JOHN CAMPBELL. Osmotic and ionic regulation, and kinetic characteristics of a posterior gill (Na+, K+)-ATPase from the blue crab Callinectes danae on acclimation to salinity challenge. Marine Biology, v. 168, n. 6, . (15/00131-3, 07/04870-9, 07/50216-9, 16/25336-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.