Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das alteracoes metabolicas em poedeiras submetidas a muda forcada e suplementadas com diferentes tratamentos de postura.

Processo: 07/56156-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Mário Jefferson Quirino Louzada
Beneficiário:Juliana Stephani de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Densidade óssea   Aves poedeiras

Resumo

A "muda forçada" é um processo utilizado pelos avicultores objetivando um melhor aproveitamento das aves em um segundo ciclo de produção, que consiste na restrição alimentar total por período de 8 a 14 dias. Este experimento será realizado com o objetivo de verificar alterações nos níveis de albumina, proteína total, cálcio e fósforo plasmáticos, bem como a densidade mineral e propriedades mecânicas ósseas de poedeiras da Linhagem White Leghorn submetidas à "muda forçada", por 10 dias, e a diferentes níveis de suplementação de cálcio e probióticos no período pós-muda. Amostras de sangue foram retiradas antes do início do jejum, ao fim do período de restrição alimentar e em dois períodos, 25 e 53 dias após o término do jejum, e serão analisadas para os componentes plasmáticos com kits comerciais. Serão analisados também, nas tíbias das aves, densidade e conteúdo mineral ósseo, por densitometria - DEXA. Em ensaio mecânico destrutivo de flexão em três pontos, serão avaliados a força máxima admitida, a rigidez e a energia absorvida pelas tíbias colhidas em quatro instantes: pré-muda, pós-muda, 25 e 53 dias pós-muda. (AU)