Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da experiencia reprodutiva parcial ou completa sobre o comportamento estereotipado induzido por uma injecao de apomorfina em ratas adultas.

Processo: 06/59806-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Erica Engelberg Cook
Beneficiário:Tatiane Moscofian
Instituição-sede: Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB). Fundação de Ensino Octávio Bastos (FEOB). São João da Boa Vista , SP, Brasil
Assunto(s):Estereotipia   Dopamina

Resumo

Uma experiência reprodutiva (ER) é composta pelas partes de gestação, parto e lactação. A ER promove mudanças nos terminais nervosos no sistema nervoso central, sendo que tais alterações estão relacionadas com a atividade dopaminérgica, produzindo efeitos endócrinos e comportamentais. O aumento de DA na Conda sináptica promove alterações comportamentais (comportamento estereotipado) e motoras. Em estudos anteriores, já foram observadas diferenças no comportamento estereotipado induzido por apomoríma (APO), resultando num aumento na resposta comportamental em fêmeas experientes comparadas às virgens. Porém, ainda não se conhece as possíveis contribuições de cada uma das partes da ER no sentido de provocar modificações no sistema de neurotransmissão dopaminérgico nigroestriatal e conseqüentemente no comportamento estereotipado. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar a contribuição das diferentes partes da ER sobre o comportamento estereotipado induzido por apomorfina em fêmeas primíparas. (AU)