Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de genes regulados em resposta a carência de ferro em Caulobacter crescentus

Processo: 07/56306-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marilis Do Valle Marques
Beneficiário:José Freire da Silva Neto
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Caulobacter crescentus   Expressão gênica

Resumo

A manutenção de níveis fisiológicos adequados de ferro requer a existência de sistemas eficientes de captação, dado sua escassa disponibilidade, e mecanismos que evitem seu acúmulo, devido seu potencial de gerar espécies reativas de oxigênio. Em bactérias, o mecanismo mais comumente observado para solucionar este aparente paradoxo é a manutenção de um grande número de. genes envolvidos em captação de ferro sob regulação de um repressor transcricional, a proteína Fur. Caulobacter crescentus, uma alfa-proteobactéria, Gram-negativa possui em seu genoma um grande número de genes potencialmente envolvidos em captação e regulação da homeostase deste metal. Neste trabalho será realizada uma análise global dos genes diferencialmente expressos em resposta à limitação de ferro, através da varredura de uma biblioteca do transposon mini-Tn5lacZ aleatoriamente integrado ao genoma de C. crescentus. As fusões das seqüências promotoras dirigindo a expressão do gene repórter lacZ serão identificadas por seqüenciamento e pesquisadas para presença de sítios de ligação da proteína Fur. A seqüência consenso obtida será utilizada para uma busca in silico nas regiões intergênicas do genoma completo para encontrar novos promotores regulados por Fur. A validação destes sítios de ligação será realizada por técnicas bioquímicas in vitro e por análise da expressão destes genes numa linhagem mutante Fur in vivo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA NETO, JOSE F.; LOURENCO, ROGERIO F.; MARQUES, MARILIS V. Global transcriptional response of Caulobacter crescentus to iron availability. BMC Genomics, v. 14, AUG 13 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.