Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da umidade do solo por sensoriamento remoto para inicialização de modelos de previsão numérica do tempo

Processo: 01/14981-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Saulo Ribeiro de Freitas
Beneficiário:Rodrigo Gevaerd
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Relação solo-água-planta-atmosfera   Umidade do solo   Sensoriamento remoto   Previsão numérica do tempo   Modelagem computacional

Resumo

Projeto para a implementação de uma operação automática de determinação da umidade do solo sobre a América do Sul para inicialização de modelos de previsão numérica do tempo (PNT). A umidade do solo será determinada partindo de dados de precipitação antecedente estimada via satélite, combinando com o uso de um modelo hidrológico simples e um modelo de camada de mistura 3d compatível com o modelo atmosférico de PNT. Dos pontos de vista cientifico e tecnológico, se espera um significativo aumento na qualidade da PNT com esta inicialização, notadamente no que refere à previsão da precipitação e propriedades da camada de limite planetária. Do ponto de vista educacional, o estudante envolvido no projeto terá um amplo conjunto atividades relacionadas à modelagem numérica da atmosfera. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAULO R. FREITAS; KARLA M. LONGO; LUIZ F. RODRIGUES. Modelagem numérica da composição química da atmosfera e seus impactos no tempo, clima e qualidade do ar. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 24, n. 2, p. 188-207, Jun. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.