Busca avançada
Ano de início
Entree

Cinetica do calcio e da fosfatase alcalina de femeas caninas (canis familiaris) - linnaeus, 1758) submetidas a operacao cesariana.

Processo: 05/52744-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Gilson Hélio Toniollo
Beneficiário:Patricia Rotta Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cadelas   Fosfatase alcalina   Cálcio

Resumo

Cadelas submetidas à cesariana, por estarem em situação diferente da fisiológica, podem apresentar alterações para se adaptarem a essa nova condição de estresse. Dentre as possíveis alterações estão as das concentrações de cálcio e fosfatase alcalina durante o período peri-parto. Sendo assim, os objetivos desse estudo são mensurar as concentrações séricas de cálcio total, cálcio iônico e fosfatase alcalina das cadelas submetidas à cesariana na fase de parto e pós-parto (no dia do ato cirúrgico, 24 horas, 48 horas e 10 dias após) e analisar a cinética desses elementos no período. Cadelas atendidas no Setor de Obstetrícia Veterinária do Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel" da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP - Campus de Jaboticabal, serão avaliadas quanto à necessidade de se realizar a cesariana, compondo o grupo experimental, com oito a dez cadelas. Serão colhidas amostras de sangue das mesmas e o soro reservado, estocado em freezer a -70ºC, será utilizado para análise de tais concentrações. A análise estatística será realizada por meio de comparação emparelhada (teste t). Além disso, serão estimadas correlações de Pearson entre tais níveis e do mesmo fator (cálcio ou fosfatase alcalina) e discussão e conclusão dos resultados obtidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)