Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da distribuição de matéria escura através de seus efeitos como lentes gravitacionais

Processo: 07/54915-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Jose Ademir Sales de Lima
Beneficiário:Antonio Candido de Camargo Guimarães Junior
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/13668-0 - Cosmologia na era da precisão: energia escura, matéria escura e radiação cósmica de fundo, AP.TEM

Resumo

A maior parte da matéria no Universo é escura e sua distribuição em galáxias, aglomerados e super-estruturas afeta gravitacionalmente a propagação da radiação eletromagnética. Portanto, as imagens da pouca matéria luminosa presente no Universo são distorcidas por uma componente cuja natureza e contribuição é fonte de grande debate na literatura. O presente projeto visa usar os efeitos de lente gravitacional gerados pela distribuição inomogênea de matéria no Universo para estudar esta distribuição. Utilizaremos o efeito de distorção forte por galáxias de tipo jovem e por aglomerados de galáxias, o que produz imagens múltiplas, arcos e anéis luminosos de fontes de fundo, para estimar a massa dessas lentes gravitacionais. Paralelamente, outras medidas de massa serão também obtidas por métodos distintos (dinâmico raios-X, cisalhamento, etc). Uma análise conjunta das estimativas independentes de massas será feita dentro de um formalismo Bayesiano para determinar estatisticamente quantidades de interesse astrofísico e cosmológico, como por exemplo, o perfil de densidade das lentes gravitacionais. Este é um teste fundamental para o modelo de matéria escura fria e para os cenários de formação de estrutura. Também investigaremos o potencial de mapas de convergência (um efeito de lentes fracas) para caracterizar a estrutura em larga escala do Universo e a abundância de aglomerados de galáxias. Em particular, faremos estudos de viabilidade e previsões com respeito ao Dark Energy Survey, um grande projeto internacional que possui participação brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Paradigma da expansão cósmica 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIMARAES, A. C. C.; LIMA, J. A. S. Could the cosmic acceleration be transient? A cosmographic evaluation. Classical and Quantum Gravity, v. 28, n. 12 JUN 21 2011. Citações Web of Science: 40.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.