Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do plantio direto e de preparos do solo nos seus atributos fisicos e nas caracteristicas produtivas de cultivares de arroz de terras altas, irrigado por espersao, na regiao de selviria-ms.

Processo: 01/09915-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Ricardo Antonio Ferreira Rodrigues
Beneficiário:Julio Cesar dos Reis Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Irrigação por aspersão   Preparo do solo   Plantio direto

Resumo

Será desenvolvido um trabalho no município de Selvíria-MS, na Fazenda de Ensino e Pesquisa, pertencente a Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira-UNESP, em um LATOSSOLO VERMELHO, com o objetivo de verificar os efeitos do plantio direto e preparos do solo nos seus atributos físicos e nas características produtivas do arroz de terras altas (cultivares Confiança e primavera), irrigado por aspersão. Será adotado um delineamento experimental em blocos casualizados, em parcela subdividida, com quatro repetições. Os tratamentos consistirão em avaliar o plantio direto e preparos do solo (grade pesada e arado de aivecas). Serão avaliadas as características fenológicas, componentes de rendimento de engenho e de produção e, produtividade de grãos de arroz de terras altas. Os atributos físicos do solo a serem analisados, serão: macroporosidade, microporosidade, porosidade total, densidade do solo, resistência à penetração, infiltração de água e porcentagem de cobertura vegetal. Os resultados serão analisados através de análise de variância pelo teste F. Quando o valor do teste F for significativo ao nível de 5% de probabilidade, será aplicado o teste de Tukey para comparação de médias. (AU)