Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da frequência de infecção pelo herpavirus humano tipo 8 (HHV-8) em linfomas não-Hodgkin de pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV)

Processo: 04/10942-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Deilson Elgui de Oliveira
Beneficiário:Márcio de Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular   Herpesvirus humano 8   HIV   Linfoma não Hodgkin

Resumo

A melhoria na sobrevida de pacientes HIV-positivos obtida com o advento da terapêutica anti-retroviral têm gerado expectativa de aumento na incidência proporcional de algumas neoplasias malignas associadas à AIDS em relação às doenças infecciosas. Ao contrário do Sarcoma de Kaposi (SK), LNH de pacientes HIV-positivos apresentam etiologia obscura e comportamento epidemiológico incerto. Alguns desses casos estão associados à infecção por vírus linfotrópicos, dentre os quais o vírus de Epstein-Barr (EBV). Mais recentemente tem sido cogitada a eventual participação do Herpesvirus Humano tipo 8 (HHV-8) na patogênese de LNH de pacientes HIV-positivos. O objetivo do presente trabalho é avaliar a freqüência de infecção pelo HHV-8 em casos de LNH de pacientes HIV-positivos. Serão estudados cerca de 40 casos de LNH de pacientes HIV-positivos e 50 casos de hiperplasia linfóide reativa folicular de pacientes HIV-negativos (grupo controle). A infecção viral será verificada por meio da detecção do genoma do HHV-8 pela técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Casos HHV-8 positivos serão avaliados pela imunoistoquímica para detecção da expressão do antígeno nuclear relacionado à latência (LANA-1) do HHV-8. (AU)