Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da diversidade microbiana anaeróbia no sedimento do reservatório de Itupararanga como subsídio à sustentabilidade da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba (SP)

Processo: 09/14371-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Maria Bernadete Amâncio Varesche
Beneficiário:Sandra Imaculada Maintinguer
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/55636-9 - Contribuição ao conhecimento do ciclo do carbono no reservatório de Itupararanga como subsídio para a sustentabilidade da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba (SP), AP.TEM
Assunto(s):Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Diversidade microbiana   Eletroforese em gel de gradiente desnaturante   Sedimentos

Resumo

As flutuações quantitativas e qualitativas dos microrganismos bentônicos são indicadores de mudanças ocorridas nos ecossistemas aquáticos; principalmente em sedimentos de reservatórios onde a diversidade microbiana contribui de maneira fundamental, para a dinâmica fisiológica de tais ambientes. Nesse sentido, o objetivo desse projeto será avaliar a diversidade dos microrganismos presentes no sedimento do reservatório de Itupararanga (SP), por meio de determinação quantitativa e qualitativa de bactérias anaeróbias totais, bactérias redutoras do íon sulfato, bactérias desnitrificantes, e arquéias metanogênicas. Técnica do número mais provável (NMP) será utilizada para a quantificação desses grupos de bactérias e arquéias metanogênicas, enquanto, análises de Biologia Molecular serão usadas para a identificação de tais microrganismos. Portanto, pretende-se usar técnicas tradicionais de microbiologia de anaeróbios juntamente com as de Biologia Molecular com a finalidade de compreender a estrutura da comunidade microbiana em regiões com e sem impacto de lançamento de esgotos. Dessa forma será possível determinar o reflexo do impacto em tais comunidades bentônicas, como subsídio para a sustentatibidade da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAINTINGUER, SANDRA I.; SAKAMOTO, ISABEL K.; ADORNO, M. ANGELA T.; VARESCHE, M. BERNADETE A. Bacterial diversity from environmental sample applied to bio-hydrogen production. INTERNATIONAL JOURNAL OF HYDROGEN ENERGY, v. 40, n. 8, p. 3180-3190, MAR 2 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.