Busca avançada
Ano de início
Entree

Adolescencia: o transcorrer da fase em dois diarios dos anos oitenta e noventa.

Processo: 00/01403-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Regina Helena Lima Caldana
Beneficiário:Simone Marangoni Marin
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Diários   Psicologia do desenvolvimento   Adolescência

Resumo

A adolescência, dentro das sociedades ocidentais contemporâneas, é considerada uma fase em que ocorrem transformações cujo teor traz dificuldades tanto para o próprio adolescente, quanto para os adultos que com ele convivem, em especial pais e educadores. Este trabalho tem como objetivo contribuir para a compreensão de como essas transformações se refletem em vivências de adolescentes, através da análise de diários escritos nesta fase. Serão analisados dois conjuntos de diários, compostos por nove cadernos cada, sendo um deles escrito entre 1982 e 1991, dos dez aos dezenove anos de idade da autora, e o outro escrito entre 1991 e 1996, dos doze aos dezessete anos de idade. Este material será analisado qualitativamente através de uma série de etapas que pressupõe a leitura de cada caderno na íntegra, acompanhada do levantamento dos temas presentes; e a comparação destes temas ao longo dos nove cadernos de cada uma das adolescentes, compondo-se um quadro compreensivo das transformações nas vivências das autoras. A redação final deverá ser composta dentro de um modelo de estudo de caso. (AU)