Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e caracterização de loci de microssatélites para a jacutinga, aburria jacutinga (aves, Cracidae)

Processo: 10/08586-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Mercival Roberto Francisco
Beneficiário:Crisley de Camargo
Instituição-sede: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/51197-0 - Estudos da variabilidade genética de Cracídeos brasileiros ameaçados de extinção (Aves, Galliformes), como subsídios para a conservação ex situ, AP.JP
Assunto(s):Aves   Repetições de microssatélites   Cracidae   Mata Atlântica

Resumo

A preservação da diversidade genética em populações de cativeiro de espécies ameaçadas ajuda a conter adaptações ao ambiente artificial, minimiza os efeitos deletérios do endocruzamento e mantém a capacidade das espécies para se adaptar às mudanças do ambiente quando retornam à natureza. A aplicação de técnicas de genética molecular torna possível o cálculo da distância genética entre os espécimes a serem manejados, para que se possa acasalar os indivíduos menos similares geneticamente com o intuito de minimizar a homozigose. Além disso, permite identificar os indivíduos mais valiosos para a reprodução de maneira a manter a maior variabilidade genética possível nas populações. Os marcadores de microssatélites têm contribuído com o refinamento de tais procedimentos e têm sido fortemente indicados para a implementação de programas de monitoramento genético. No entanto, um dos impedimentos para a disseminação do uso deste tipo de marcador é a necessidade de isolá-los para cada espécie que esteja sendo analisada pela primeira vez. A Jacutinga, Aburria jacutinga, é uma ave ameaçada endêmica da Mata Atlântica. Devido à drástica destruição deste ecossistema e à forte pressão de caça, hoje está extinta na maior parte de sua distribuição original. Dentre as ações de conservação sugeridas para esta espécie estão a translocação de animais e a reintrodução em áreas nas quais se tornou extinta. Desta maneira, a criação de reservatórios genéticos e demográficos em cativeiro pode garantir uma valiosa fonte de indivíduos para reintroduções futuras. No entanto, nada se sabe sobre a variabilidade genética e sobre os níveis de parentesco existentes entre os indivíduos hoje mantidos em cativeiro. Dado que não existem loci de microssatélites isolados para A. jacutinga, ou espécies próximas, o desenvolvimento de um programa de monitoramento genético para esta espécie torna-se dificultado. Diante disso, os objetivos da presente proposta são isolar e caracterizar loci de microssatélites para A. jacutinga e, a partir disto, fornecer subsídios para a implementação de um programa de monitoramento genético das principais populações de cativeiro, preservando seu potencial para futuras reintroduções. Pretende-se isolar um número mínimo de 10 loci polimórficos por meio da construção de uma biblioteca genômica parcial, seguindo-se a metodologia de enriquecimento do DNA por beads magnéticos. A caracterização dos loci (verificação do grau de polimorfismo, inferência sobre a presença de alelos nulos e cálculo de equilíbrio de Hardy-Weinberg) será realizada em géis de poliacrilamida.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA-, JR., PAULO R. R.; COSTA, MARIELLEN C.; SILVEIRA, LUIS F.; FRANCISCO, MERCIVAL R. Genetic Guidelines for Captive Breeding and Reintroductions of the Endangered Black-Fronted Piping Guan, Aburria jacutinga (Galliformes, Cracidae), an Atlantic Forest Endemic. ZOO BIOLOGY, v. 35, n. 4, p. 313-318, JUL-AUG 2016. Citações Web of Science: 0.
COSTA, M. C.; CAMARGO, C.; LAGANARO, N. M.; OLIVEIRA, JR., P. R. R.; DAVANCO, P. V.; AZEREDO, R. M. A.; SIMPSON, J. G. P.; SILVEIRA, L. F.; FRANCISCO, M. R. A suite of microsatellite markers for genetic management of captive cracids (Aves, Galliformes). Genetics and Molecular Research, v. 13, n. 4, p. 9867-9873, 2014. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.