Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização morfométrica e microestrutural do desenvolvimento pós-embrionário de Heteromitobates albiscriptus (Arachnida: Opiliones: Gonyleptidae)

Processo: 10/08630-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Pedro Gnaspini Netto
Beneficiário:Alessandra Zola Ramin
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gonyleptidae   Morfologia animal   Morfometria   Desenvolvimento pós-embrionário   Microscopia eletrônica de varredura

Resumo

Opiliões aparentemente não se baseiam sensorialmente nas mesmas estruturas que outros aracnídeos, e apresentam estruturas sensoriais e glandulares distribuídas pelos apêndices. Tais estruturas podem ter função importante no reconhecimento e na detecção de parceiros sexuais, podendo-se mostrar dimórficas. Nesse caso, espera-se que não ocorram, ou apareçam de forma mais simplificada, entre os juvenis. O desenvolvimento pós-embrionário de opiliões inclui uma série de ínstares ninfais (geralmente 4 a 8 ínstares), seguidos de uma fase adulta, na qual cessa o crescimento e a ocorrência de mudas. Este estudo tem por objetivo abordar o desenvolvimento pós-embrionário de opiliões da espécie Heteromitobates albiscriptus, que apresenta 5 ínstares de ninfa. Pretende-se descrever morfometricamente essas ninfas e realizar um estudo comparativo de microestruturas. O estudo morfométrico consistirá da tomada de medidas do comprimento e largura do corpo e de cada segmento das pernas; e também será contado o número de artículos do tarso. O estudo microestrutural consistirá inicialmente de microscopia eletrônica de varredura de duas glândulas do tarso e comparação dessas glândulas entre os ínstares das ninfas e com machos e fêmeas adultos. Outras microestruturas que forem encontradas e se mostrarem relevantes para o estudo serão acrescentadas ao trabalho. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMIN, ALESSANDRA Z.; WILLEMART, RODRIGO H.; GNASPINI, PEDRO. Changes in nymphal morphometric values and tarsal microstructures during postembryonic development in the Neotropical harvestman Heteromitobates albiscriptus (Opiliones: Gonyleptidae). JOURNAL OF ARACHNOLOGY, v. 44, n. 3, p. 330-346, NOV 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.