Busca avançada
Ano de início
Entree

Reprodução e desenvolvimento pós-embrionário de Goniosoma sp. (Arachnida, Opiliones, Gonyleptidae)

Processo: 99/07943-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 1999
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Pedro Gnaspini Netto
Beneficiário:Rodrigo Hirata Willemart
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Goniosoma   Reprodução animal

Resumo

Este projeto tem como objetivos estudar aspectos da reprodução de Goniosoma sp., como a sazonalidade reprodutiva, o comportamento de cópula e oviposição, as características e condições dos locais de postura, a verificação de existência de cuidado parental e a. caracterização morfométrica de cada estágio de desenvolvimento. Variáveis como a temperatura e umidade no meio hipógeo e epígeo serão medidas a cada viagem mensal ao local de trabalho de campo, a Gruta da Quarta Divisão localizada em Ribeirão Pires, São Paulo. Os dados serão coletados através de: marcação e recaptura, observações oportunísticas e coleta e fixação de alguns exemplares, necessários à tomada de medidas dos diferentes estágios em laboratório. Utilizar-se-á um psicrômetro giratório portátil para a determinação do topoclima cavernícola. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMIN, ALESSANDRA Z.; WILLEMART, RODRIGO H.; GNASPINI, PEDRO. Changes in nymphal morphometric values and tarsal microstructures during postembryonic development in the Neotropical harvestman Heteromitobates albiscriptus (Opiliones: Gonyleptidae). JOURNAL OF ARACHNOLOGY, v. 44, n. 3, p. 330-346, NOV 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.