Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem dinâmica espaço-temporal para a avaliação da disponibilidade, em meio e longo prazo, dos recursos hídricos e seus efeitos na sustentabilidade do desenvolvimento sócio-econômico do..

Processo: 10/51157-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 11 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Marcos Vinícius Folegatti
Beneficiário:Rodrigo Maximo Sanchez Roman
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Recursos hídricos   Bacia hidrográfica   Modelagem e simulação   Dinâmica de sistemas   Sustentabilidade

Resumo

Atualmente, o tema da sustentabilidade e da gestão dos recursos hídricos é de grande interes no Brasil e no mundo. A preocupação sobre como realizar uma gestão sustentável dos recursos hídricos condiciona as atividades produtivas e o bem estar da sociedade, sendo tema central o desenvolvimento sustentável. No Brasil, o caminho definido é pela gestão desses recursos nos comitês de bacia hidrográfica e a geração de políticas publicas conducentes a sua preservação. Assim, resulta importante a formulação explicita de um modelo baseado no enfoque sistêmico dos processos subjacentes na gestão dos recursos hídricos que poderia empregar se para elaborar, implementar e avaliar políticas públicas de gestão no comitê de bacia hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (BH-PCJ). A área objeto do estudo esta conformada pelas BH-PCJ. (AU)