Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da estrutura clonal e fatores de patogenicidade de linhagens de Haemophilus influenzae isoladas de pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

Processo: 98/04612-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 1998
Vigência (Término): 31 de julho de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Wanderley Dias da Silveira
Beneficiário:Guilherme Linhares Bub
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Infecção hospitalar   Infecções bacterianas   Haemophilus influenzae

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a identificação de diferentes linhagens de Haemophilus influenzae, isoladas em diferentes enfermarias do Hospital de Clínicas da FCM, UNICAMP, por meio de técnicas bioquímicas e moleculares com a finalidade de correlacionar a estrutura genética das diferentes linhagens com possíveis mecanismos de patogenicidade apresentados pelas mesmas. Ao mesmo tempo, a estrutura clonal permitirá determinar a variabilidade infra-específica apresentada por estas linhagens, o que nos permitirá estabelecer se estas linhagens poderiam ser as possíveis causadoras de infecções nas diferentes enfermarias em que foram isoladas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANCELLOTTI, MARCELO; DE PACE, FERNANDA; STEHLING, ELIANA GUEDES; BARISSON VILLARES, MARIA CECILIA; BROCCHI, MARCELO; DA SILVEIRA, WANDERLEY DIAS. Ribotyping, Biotyping and Capsular Typing of Haemophilus influenzae Strains Isolated from Patients in Campinas, Southeast Brazil. Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 12, n. 5, p. 430-437, OCT 2008. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.