Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação do p53 e de seus substratos Bax e p21 na insuficiência renal aguda induzida pela sépsis: influência do tratamento com pifithrin-alfa e N-acetilcisteína

Processo: 06/56320-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Seguro
Beneficiário:Rildo Aparecido Volpini
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lesão renal aguda   Sepse

Resumo

O aparecimento da insuficiência renal aguda (IRA) geralmente está associado a fatores como: sepsis, hipovolemia, insuficiência cardíaca e radiocontrastes. A sepsis é o conjunto de respostas inflamatórias presentes durante a infecção bacteriana e a fisiopatologia da IRA induzida pela sepsis envolve lesões isquêmico-tóxicas nas células renais, resultando em necrose ou apoptose. Estudos têm demonstrado a participação do p53 como um mediador da apoptose em vários modelos experimentais de IRA. O p53 é o fator de supressão de tumor que sofre mais mutações em muitas formas de neoplasia. O p53 exerce funções na regulação da apoptose e no processo de proliferação, regulando o ciclo celular. As proteínas Bax e p21 são dois alvos do p53 relacionados a apoptose e controle do ciclo celular e o impacto da ativação do p53 depende do balanço entre essas moléculas. Estudos têm demonstrado que o bloqueio da ativação do p53 pelo inibidor pifithrin-alfa (PIF) previne a apoptose e protege a função renal em modelos de IRA. Além disso, têm sido constatado a participação das espécies reativas de oxigênio na lesão de órgãos e tecidos induzida pela sepsis e que o tratamento com N-acetilcisteína (NAC) pode prevenir o estresse oxidativo gerado durante os eventos de estresse celular. O objetivo desse estudo é analisar o efeito do tratamento com PIF e NAC na IRA induzida pela sepsis, utilizando o modelo experimental de ligadura e perfuração do ceco em ratos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PESSOA DE SOUZA, ANA CAROLINA C.; VOLPINI, RILDO A.; SHIMIZU, MARIA HELOISA; SANCHES, TALITA ROJAS; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; SEMEDO, PATRICIA; RODRIGUES, CAMILA ELEUTERIO; SEGURO, ANTONIO CARLOS; ANDRADE, LUCIA. Erythropoietin prevents sepsis-related acute kidney injury in rats by inhibiting NF-kappa B and upregulating endothelial nitric oxide synthase. AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY-RENAL PHYSIOLOGY, v. 302, n. 8, p. F1045-F1054, APR 2012. Citações Web of Science: 51.
ALEXANDRE‚ C.S.; VOLPINI‚ R.A.; SHIMIZU‚ M.H.; SANCHES‚ T.R.; SEMEDO‚ P.; DI JURA‚ V.L.; CAMARA‚ N.O.; SEGURO‚ A.C.; ANDRADE‚ L. Lineage-Negative Bone Marrow Cells Protect Against Chronic Renal Failure. Stem Cells, v. 27, n. 3, p. 682-692, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.