Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação do óxido nítrico na redução da Enzima Conversora de Angiotensina I induzida pelo "shear stress"

Processo: 00/06639-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:José Eduardo Krieger
Beneficiário:Carla Moniz Pertrini
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido nítrico   Células endoteliais

Resumo

O sistema cardiovascular está constantemente exposto a forças mecânicas que desempenham um importante papel determinando sua estrutura e função. O "shear stress" que é uma força tangencial à parede do vaso, resultado do atrito entre o sangue e a parede do vaso, atua principalmente na superfície endotelial. Várias evidências demonstram que o "shear stress" participa ativamente da homeostasia vascular através da regulação da expressão e liberação de substâncias vasoativas como o NO, endotelina e ECA, e de hormônios de crescimento como o PDGF e FGF. O NO é instantaneamente liberado quando a célula endotelial é submetida ao "shear stress" e existem evidências mostrando que ele está mediando o aumento do PDGF-A e MCP-1 induzido pelo "shear stress" através da regulação dos fatores de transcrição NFkB e erg-1. Recentemente demonstramos que o "shear stress" diminui a atividade e a expressão da ECA, e neste trabalho investigaremos o papel do NO na modulação desta resposta. Evidências recentes (Ackermann e col., 1998) sugerem que o NO diminui a atividade da ECA tanto em ensaio bioquímico de hidrolise de um substrato sintético, como em ensaio biológico de contração induzido pelo angiotensina I. A análise das relações entre estas substâncias vasoativas na presença de fluxo pode ser importante para esclarecer importantes mecanismos que participam na manutenção da homeostasia cardiovascular e nos desequilíbrios que podem levar ao desenvolvimento de patologias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
C.M. PERTRINI; A.A. MIYAKAWA; F.R.M. LAURINDO; J.E. KRIEGER. Nitric oxide regulates angiotensin-I converting enzyme under static conditions but not under shear stress. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 36, n. 9, p. 1175-1178, Set. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.