Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do etanol e da fumaça do cigarro no cólon e pulmão de camundongos C57Bl/6 alimentados com dieta deficiente em zinco e suplementada com ácido deoxicólico

Processo: 09/50854-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Luís Fernando Barbisan
Beneficiário:Nelci Antunes de Moura
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência de zinco   Etanol   Cólon   Pulmão

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos potenciais da exposição ao etanol e à fumaça do cigarro sobre alterações da mucosa colônica e do pulmão de camundongos C57BL/6 alimentados com dieta deficiente em zinco (Zn-) e suplementada com ácido biliar deoxicólico (DOC). Camundongos da linhagem C57BL/6 serão distribuídos em seis grupos experimentais com 10 a 15 animais cada. Os animais dos grupos 1,2 e 3 receberão ração AIN-76A modificada (Zn-/DOC+) e os animais dos grupos 4,5 e 6 receberão ração AIN-76A padrão. Após as cinco primeiras semanas, os grupos 1, 3,4 e 6 continuarão recebendo água filtrada e os grupos 2 e 5 receberam etanol a 10% ad libitum na água de beber. Os animais dos grupos 3 e 6 serão expostos à fumaça do cigarro da 5ª a 20ª semana do experimento. Os animais serão sacrificados ao final da 20ª semana do experimento. O cólon e pulmão serão removidos e submetidos a exame macro e microscópico. O pulmão e cólon serão fixados em formalina tamponada 10% (v/v). O cólon será corado com azul de metileno para identificação de focos de criptas aberrantes (FCA) e, posteriormente, cortes longitudinais serão utilizados para estudos de proliferação celular e apoptose. Cortes histológicos do pulmão serão obtidos para análise e histológica e para determinação dos índices de proliferação celular e apoptose. Serão analisadas a incidência e características das lesões identificadas no pulmão e cólon. Os índices de proliferação celular e de apoptose serão investigados por análise imunoistoquímica para o PCNA e Caspase 3, respectivamente. Os resultados obtidos nos diferentes grupos serão comparados por métodos estatísticos adequados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAPATERINI, JOYCE R.; DE MOURA, NELCI A.; RIBEIRO, DANIEL A.; RODRIGUES, MARIA A. M.; BARBISAN, LUIS F. Effects of Cigarette Smoke and Ethanol Intake on Mouse Oesophageal Mucosa Changes Induced by Dietary Zinc Deficiency and Deoxycholic Acid Supplementation. BASIC & CLINICAL PHARMACOLOGY & TOXICOLOGY, v. 111, n. 2, p. 92-98, AUG 2012. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.