Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do mate (Ilex paraguariensis) sobre o processo de carcinogênese de cólon e mama em fêmeas da linhagem Swiss

Processo: 06/60512-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Luís Fernando Barbisan
Beneficiário:Joyce Regina Zapaterini
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Quimioprevenção   Ilex paraguariensis   Modelos animais de doenças

Resumo

Este projeto tem como objetivo estabelecer uma possível atividade quimiopreventiva das infusões de Ilex paraguariensis (mate) sobre a etapa de promoção da carcinogênese química do cólon e da mama em fêmeas de camundongos Swiss iniciadas com 1,2-dimetilhidrazina (DMH) e 7,12-dimetilbenz(a)antraceno (DMBA), respectivamente. Para tanto, as fêmeas dos grupos 1 a 4 receberão cinco doses de 50 mg/kg de DMBA (via intragástrica) durante as cinco primeiras semanas do experimento e nas semanas quatro e cinco, os animais receberão quatro doses de 40 mg/kg de DMH (via subcutânea, duas doses semanais). Após as cinco semanas de iniciação, os grupos 2 e 3 receberão infusão de Ilex paraguariensis de amostras orgânica ou comercial, respectivamente, e o grupo 4 receberá infusão de Camellia sinensis de amostra comercial (controle positivo). Os grupos 5, 6, 7 8 receberão os veículos de administração dos cancerígenos DMBA e DMH, e após as cinco primeiras semanas do experimento, receberão infusão de Ilex paraguariensis (amostras orgânica ou comercial) ou de Camellia sinensis, ou água filtrada, respectivamente. Os animais serão sacrificados ao final da vigésima semana do experimento e a incidência, tipos e multiplicidade de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas de cólon e mama e os níveis de proliferação celular (detecção de células PCNA positivas) e de apoptose no tecido epitelial normal e/ou alterado serão comparados entre os diferentes grupos experimentais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAPATERINI‚ J.R.; BIDINOTTO‚ L.T.; RODRIGUES‚ M.A.M.; BARBISAN‚ L.F. Chemopreventive effects of mate against mouse mammary and colon carcinogenesis. HUMAN & EXPERIMENTAL TOXICOLOGY, v. 29, n. 3, p. 175-185, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.