Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo sobre a formação de conceitos de polígonos e poliedros apresentada por alunos do ensino fundamental (5ª. a 8ª. séries) e ensino médio

Processo: 04/13643-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Nelson Antonio Pirola
Beneficiário:Marcelo Carlos de Proença
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Geometria   Poliedros   Aprendizagem   Ensino

Resumo

A pesquisa tem como principal objetivo investigar a formação conceitual de polígonos e poliedros tendo como sujeitos alunos dos últimos anos do ensino fundamental e alunos do ensino médio. Serão investigados os seguintes aspectos: nível de formação conceitual, exemplos e não-exemplos e atributos definidores. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados serão os seguintes: questionário informativo, prova tipo lápis e papel (teste de atributos definidores, teste de exemplos e não-exemplos e prova de construção geométrica). Após a aplicação dos instrumentos, os sujeitos que obtiverem média superior ou igual a cinco inteiros serão selecionados para participar de entrevista onde será utilizado o método de pensar em voz alta. (AU)