Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo filogenetico dos agentes causadores da micoplasmose hemotropica felina, mycoplasma haemofelis e candidatus mycoplasma haemominutum.

Processo: 05/60273-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:João Pessoa Araújo Junior
Beneficiário:Heverton Cezario de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filogenia | Mycoplasma Haemofelis | Pcr

Resumo

A Micoplasmose Hemotrópica Felina (MHF) é uma doença de origem bacteriana, que afeta diversas espécies de felídeos, vinculada a duas espécies bacterianas diferentes do gênero Mycoplasma, denominadas Mycoplasma haemofelis e 'Candidatus Mycoplasma haemominutum'. Essas bactérias são pleomórficas, não cultiváveis e estão, na maioria das vezes, aderidas em posição epicelular aos eritrócitos felinos. Geralmente, os estudos com esse agente são realizados por visualização do agente em esfregaços sangüíneos, o que dificulta em muito o diagnóstico definitivo. Devido à dificuldade do diagnóstico e da suspeita clínica, atualmente utiliza-se a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), que apresenta alta especificidade e sensibilidade analíticas, para diagnóstico da infecção. Essa reação também possibilita a utilização de seu produto do gene 16S do rRNA, chamados de "amplicons", para análise genética e filogenética através do sequenciamento nucleotídico do mesmo. Essa análise é importante para a determinação da diversidade genética desses agentes que podem influenciar na patogenia, distribuição e até mesmo na resposta aos tratamentos, No presente estudo serão utilizadas 21 amostras positivas previamente analisadas por Batista, 2004 e mais 120 amostras colhidas provenientes da região de Botucatu e Campo Mourão, com intuito de realizar estudos filogenéticos dos Mycoplasma haemofelis e/ou 'Candidatus Mycoplasma haemominutum' encontrados na Região de Botucatu e Campo Mourão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)