Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da conectividade na abundância e riqueza de plântulas e jovens de espécies arbóreas em paisagens fragmentadas

Processo: 00/03945-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de outubro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Jean Paul Walter Metzger
Beneficiário:Luciana Ferreira Alves
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/05123-4 - Conservação da biodiversidade em paisagens fragmentadas no Planalto Atlântico de São Paulo (Brasil), AP.BTA.TEM
Assunto(s):Ecologia da paisagem   Fragmentos florestais   Biodiversidade   Riqueza de espécies   Árvores florestais   Restauração ecológica   Conservação dos recursos naturais   Mudança climática

Resumo

Processos ecológicos que afetam diretamente as probabilidades de regeneração das populações de espécies de plantas em fragmentos de floresta podem ser influenciados pelo tipo de matriz e pelo grau de conectividade da floresta. O objetivo principal deste estudo é avaliar a influência da matriz inter-habitat - um dos componentes da estrutura da paisagem - na abundância e riqueza de plântulas e jovens de espécies arbóreas em fragmentos florestais do Planalto Atlântico de São Paulo (23o35'S, 23o50'S; 46o45'W, 47o15'W). Serão comparados fragmentos imersos em dois tipos de habitats circundantes - matriz agrícola e matriz de regeneração - com trechos de floresta contínua, não-fragmentada. No presente estudo, a hipótese nula é a de que parâmetros da estrutura (densidade, riqueza e equabilidade, composição florística) da comunidade de plântulas/jovens de espécies arbóreas em fragmentos florestais não são afetados pelo tipo de matriz inter-habitat. Espera-se que as informações resultantes deste estudo também sejam utilizadas como indicadores do potencial de regeneração dos fragmentos em função do tipo de matriz inter-habitat e que possam guiar adequadamente ações de restauração e conservação em paisagens alteradas antropicamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, LUCIANA F.; METZGER, JEAN PAUL. A regeneração florestal em áreas de floresta secundária na Reserva Florestal do Morro Grande, Cotia, SP. Biota Neotropica, v. 6, n. 2 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.