Busca avançada
Ano de início
Entree

Confrontando as previsões da teoria de inflação baseado nos efeitos de vácuo com as observações

Processo: 03/04516-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 02 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Reuven Opher
Beneficiário:Ana das Mercês Pelinson
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/06770-2 - Radiação cósmica de fundo em microondas e formação de estruturas no universo, AP.TEM
Assunto(s):Expansão do universo   Vácuo   Universo primordial   Efeito Casimir

Resumo

O projeto é dedicado ao desenvolvimento do modelo de inflação baseado nos efeitos quânticos de vácuo, confrontando as previsões da teoria com as observações. Os fundamentos do modelo foram desenvolvidos nos trabalhos anteriores. No presente projeto de pesquisa, pretendemos estudar as conseqüências deste modelo para a fenomenologia do Universo Primordial. Em particular, gostaríamos de discriminar os modelos inflacionários relacionados às diferentes escalas de quebra de supersimetria, fazer previsões dos espectros das ondas gravitacionais e das perturbações de densidade, estender estes resultados para a última fase da inflação quando o parâmetro de Hubble varia mais rápido, investigar a criação de partículas e possivelmente estudar o impacto deste fenômeno para o problema de matéria escura. Vamos estudar a possibilidade de eliminar o campo escalar de quintessência ou energia de vácuo fenomenológica com o objetivo de explicar a atual aceleração do Universo. Para complementação, pretendemos investigar como as observações atuais definem a dependência espacial da energia de vácuo (Efeito Casimir). (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PELINSON, ANA. REVISITING THE MODIFIED STAROBINSKY MODEL WITH A COSMOLOGICAL CONSTANT. INTERNATIONAL JOURNAL OF MODERN PHYSICS D, v. 18, n. 9, p. 1355-1366, SEP 2009. Citações Web of Science: 1.
REUVEN OPHER; ANA PELINSON. A new inflaton model beginning near the Planck epoch. Brazilian Journal of Physics, v. 36, n. 2b, p. 566-569, Jun. 2006.
OPHER‚ R.; PELINSON‚ A. Inflation without inflatons. Physical Review D, v. 74, n. 2, p. 023505, 2006.
OPHER‚ R.; PELINSON‚ A. Studying the decay of the vacuum energy with the observed density fluctuation spectrum. Physical Review D, v. 70, n. 6, p. 063529, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.