Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise e construcao de codigos quanticos topologicos em superficies compactas e nao-compactas

Processo: 09/50837-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Reginaldo Palazzo Junior
Beneficiário:Clarice Dias de Albuquerque
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/56052-8 - Teoria da informação e códigos, AP.TEM
Assunto(s):Códigos corretores de erros

Resumo

O projeto de pós-doutorado em Códigos Quânticos Topológicos em Superfícies Compactas e Não-Compactas, propõe aprofundar e expandir a classe dos códigos quânticos topológicos (TQCs) estudada inicialmente no doutorado da candidata. O objetivo é aprofundar o estudo da classe de códigos quânticos tóricos, e analisar as possibilidades de construção de novos códigos dentro desta classe, usando conceitos já conhecidos dos códigos corretores de erros clássicos, tais como reticulados. Em seguida, propõe-se a análise de TQCs em superfícies compactas com gênero g ≥ 2 obtidos na tese de doutorado da candidata para a determinação de novas classes de códigos e o estudo mais detalhado de seus parâmetros e aplicações. Finalmente, propõe-se estender o estudo de TQCs em superfícies não-compactas. Os TQCs formam uma subclasse dos códigos quânticos corretores de erros (QECC), onde a estrutura matemática associada é a topologia. Essa área da matemática concentra-se no estudo de propriedades que não se alteram quando um objeto é deformado continuamente. Conseqüentemente, esses códigos podem ser usados para se obter uma computação quântica tolerante às falhas. Cada código nessa classe está associado a uma tesselação de uma superfície, o que fornece uma conexão com estruturas geométricas. Superfícies com gênero 1 estão relacionadas à geometria Euclidiana, enquanto superfícies com gênero g > 1 são associadas à geometria hiperbólica. Ambas as estruturas geométricas foram alvo de estudos em codificação clássica e agora estão sendo avaliadas sob o ponto de vista de codificação quântica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALBUQUERQUE, CLARICE DIAS; PALAZZO, JR., REGINALDO; DA SILVA, EDUARDO BRANDANI. FAMILIES OF CLASSES OF TOPOLOGICAL QUANTUM CODES FROM TESSELLATIONS [4i+2, 2i+1], [4i, 4i], [8i-4, 4] and [12i-6, 3]. QUANTUM INFORMATION & COMPUTATION, v. 14, n. 15-16, p. 1424-1440, NOV 2014. Citações Web of Science: 0.
ALBUQUERQUE, C. D.; PALAZZO, JR., R.; SILVA, E. B. NEW CLASSES OF TOPOLOGICAL QUANTUM CODES ASSOCIATED WITH SELF-DUAL, QUASI SELF-DUAL AND DENSER TESSELLATIONS. QUANTUM INFORMATION & COMPUTATION, v. 10, n. 11-12, p. 956-970, NOV 2010. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.