Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise comparativa in vitro do efeito do jato de bicarbonato de sodio na rugosidade superficial dos amalgamas em funcao do polimento e do numero de aplicacoes do jato.

Processo: 02/14000-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Alma Blasida Concepcion Elizaur Benitez Catirse
Beneficiário:Camila Demetrio
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a rugosidade superficial de diferentes tipos de amálgama submetidos a tratamento profilático por meio de jato de bicarbonato de sódio, em função de: Tipos de Tratamento superficial e do número de aplicações do jato. Os tipos de liga serão Velvalloy (convencional) e Permite - SDI - (de alto teor de cobre). As condições de tratamento superficial serão: polimento imediato, repolimento e sem polimento. As 6 aplicações do jato determinadas serão realizadas nos tempos 2, 5, 8, 11, 14, 30 dias após a confecção dos corpos-de-prova, respectivamente. Serão confeccionados inicialmente 5 corpos-de-prova para cada uma das condições experimentais e serão mantidos em saliva artificial e armazenados em estufa a temperatura de 37ºC até o momento da realização dos tratamentos superficiais e respectivas leituras. Incluindo ó grupo controle totalizará 60 corpos-de-prova. Cada corpo-de-prova será submetido a 4 leituras, por. meio do Rugosímetro Prazis. Resultando num total de 1440 leituras. Os dados obtidos serão agrupados em tabelas e submetidos a análise estatística e o teste estatístico será de acordo com a distribuição amostral. (AU)