Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento da atividade biodegradativa de Ceriporiopsis subvermispora sobre Eucalyptus grandis com amostragens em períodos curtos de biodegradação a fim de identificar parâmetros que permitam.

Processo: 02/13349-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Andre Luis Ferraz
Beneficiário:Vanessa Augusta Pires de Macedo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Química da madeira   Ceriporiopsis subvermispora   Manganês peroxidase   Lacase

Resumo

O projeto de iniciação cientifica proposto abordará a biopolpação de cavacos de madeira de eucalipto pelo fungo Ceriporiopsis subvermispora, que é um basidiomiceto de decomposição branca seletivo para a degradação de lignina. Durante o desenvolvimento do projeto serão determinados os níveis de enzimas extracelulares produzidas, bem como as alterações de pH e a biomassa fúngica crescida, a fim de diagnosticar a ação do fungo desde os primeiros estágios de biodegradação. Para isso, cultivos do fungo sobre a madeira serão monitorados a cada 2 dias até completar 15 dias através da quantificação de enzimas produzidas como a peroxidase dependente de Maganês (MnP) e a lacase, além do pH dos cultivos e da biomassa crescida, quantificada pela determinação de ergosterol. (AU)