Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades físico-químicas e distribuição topoquímica da lignina em dez diferentes híbridos de cana-de-açúcar e sua correlação com a eficiência num processo de hidrólise enzimática da fração polissaca..

Processo: 10/50051-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Andre Luis Ferraz
Beneficiário:Fernando Masarin
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/56256-5 - Topochemistry, porosity and chemical composition determining successful enzymatic sacarification of sugarcane bagasse, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Hidrólise enzimática   Bioetanol

Resumo

O presente projeto propõe estudar as possíveis relações entre propriedades físico-químicas e a eficiência da sacarificação de 10 diferentes híbridos de cana que contém concentrações diferenciadas de lignina. A abordagem experimental pretendida envolverá a caracterização físico-química dos híbridos de cana, o tratamento quimio-mecânico das fibras e a posterior hidrólise enzimática com celulases e hemicelulases. A hipótese de trabalho se baseia no uso de híbridos de cana-de-açúcar que foram previamente selecionados e apresentam diferentes concentrações de lignina. Pretende-se verificar se é possível amenizar significativamente (ou mesmo alterar para sistemas mais simples de pré-tratamento) as condições de pré-tratamento do bagaço de cana a partir do emprego de plantas com menor teor de lignina. Dentro desse contexto, a presente proposta pretende determinar a composição química dos híbridos em estudo, a distribuição dos tipos celulares existentes e a distribuição topoquímica da lignina e dos ácidos fenólicos nas paredes celulares. Em paralelo, pretende-se avaliar a solubilidade em meio alcalino das plantas em estudo e verificar se um pré-tratamento quimio-mecânico simples, baseado no uso de hidróxido de sódio e num refinador de discos, poderia proporcionar um substrato adequado para a realização da hidrólise enzimática dos polissacarídeos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Workshop on Second Generation Bioethanol 2013: Enzymatic Hydrolysis 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASARIN, FERNANDO; NORAMBUENA, MARCELA; RAMIRES, HELOISA O. R.; DEMUNER, BRAZ J.; PAVAN, PAULO C.; FERRAZ, ANDRE. Manganese peroxidase and biomimetic systems applied to in vitro lignin degradation in Eucalyptus grandis milled wood and kraft pulps. JOURNAL OF CHEMICAL TECHNOLOGY AND BIOTECHNOLOGY, v. 91, n. 5, p. 1422-1430, MAY 2016. Citações Web of Science: 4.
COSTA, THALES H. F.; MASARIN, FERNANDO; BONIFACIO, TAINA O.; MILAGRES, ADRIANE M. F.; FERRAZ, ANDRE. The enzymatic recalcitrance of internodes of sugar cane hybrids with contrasting lignin contents. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS, v. 51, p. 202-211, NOV 2013. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.