Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégia e dinâmica tecnológicas no setor de telequipamentos: um exame de novas tecnologias e identificação de tendências

Processo: 09/53938-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Industrial
Pesquisador responsável:Rogério Gomes
Beneficiário:Celso Pereira Neris Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Organização industrial

Resumo

A dinâmica tecnológica observada no setor de telequipamentos, especialmente após a revolução da microeletrônica (década de 1980), é a principal motivação de sua escolha como objeto de pesquisa. A introdução de novas tecnologias, de acordo com a literatura a respeito do setor, aparece como elemento central de concorrência, através do processo rotineiro de pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como associações com instituições de pesquisa, universidades, joint-ventures, acordos e parcerias. Outra característica setorial importante é o movimento recente de fusões e aquisições (F&As) tecnológicas, qual as empresas adquirem ativos tecnológicos estratégicos de outras empresas, por vezes, menores, tanto para diversificar seus produtos, quanto para entrar em novos mercados, antes inexplorados pelas empresas do setor, mas principalmente para incorporar novas tecnologias. Visando a junção dessas duas características - elevado dinamismo tecnológico e F&As como mecanismo de busca tecnológica - este projeto de pesquisa visa examinar novas tecnologias e identificar tendências tecnológicas do setor de telequipamentos. Por meio de uma seleção das tecnologias, encontradas nas operações das empresas transnacionais (ETNs) escolhidas como objeto de estudo nesta pesquisa, será feita uma busca por produções bibliométricas que nos indicará se esta tecnologia se revelará como tendência tecnológica no setor e qual o seu impacto nos parâmetros de competitividade da indústria de telequipamentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CELSO NERIS JR.; JOSÉ RICARDO FUCIDJI; ROGÉRIO GOMES. Trajetórias tecnológicas da indústria de telefonia móvel: um exame prospectivo de tecnologias emergentes. Economia e Sociedade, v. 23, n. 2 Aug. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.