Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos dos processos eletrocataliticos de tolerancia ao monoxido de carbono em ligas de platina binarias e ternarias dispersas em carbono.

Processo: 00/12690-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 31 de outubro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Edson Antonio Ticianelli
Beneficiário:Elisabete Inacio Santiago
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/06430-8 - Eletrocatálise III: cinética e mecanismo de processos eletroquímicos de conversão e armazenamento de energia, AP.TEM
Assunto(s):Células de combustível   Eletrocatálise

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo o estudo da tolerância ao envenenamento por CO da reação de oxidação de hidrogênio (ROH) em eletrocatalisadores à base de ligas de platina binárias e ternárias dispersas em carbono. Neste estudo, serão analisados a composição do substrato, o efeito do tratamento térmico na preparação dos materiais eletrocatalisadores, a concentração de CO e o efeito de temperatura de operação da célula, com vistas a obter-se o melhor desempenho eletrocatalítico em relação à ROH e à tolerância ao CO. Os materiais preparados deverão ser caracterizados por espectroscopia de absorção de Raios X (XAS) em colaboração com o Laboratório Nacional de Luz Síncroton, Campinas-SP. A preparação dos eletrodos será realizada utilizando o método de filtração/pintura já bem estabelecido no IQSC-USP. Os estudos eletroquímicos dos eletrodos preparados serão realizados por meio de voltametria cíclica em meio ácido para a determinação de área ativa e propriedades superficiais do catalisador. Estudos sistemáticos através de curvas de polarização em estado estacionário para a ROH, serão realizados em células alimentadas com H2 na presença de CO. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTIAGO‚ E.I.; CAMARA‚ G.A.; TICIANELLI‚ E.A. CO tolerance on PtMo/C electrocatalysts prepared by the formic acid method. Electrochimica Acta, v. 48, n. 23, p. 3527-3534, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.