Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunicação corporativa na comunicação pública: estudo de notícias de assessorias de imprensa de universidades públicas paulistas

Processo: 10/08835-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Maximiliano Martin Vicente
Beneficiário:Nádia Rubio Pirillo
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Notícia   Comunicação pública   Assessoria de imprensa   Análise de conteúdo

Resumo

A proposta deste projeto de pesquisa é caracterizar as notícias divulgadas pelas assessorias de imprensa de três universidades públicas paulistas de ensino superior, duas estaduais e uma federal, avaliando quais prerrogativas da comunicação corporativa estão presentes na comunicação pública feita por elas. A partir da perspectiva da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin e; tomando por base os conceitos envolvidos na definição do que é a Comunicação Pública por Pierre Zémor, e Comunicação Corporativa por Jorge Duarte, propõe-se uma análise do modo de construção das notícias veiculadas pelas assessorias da Reitoria das três universidades. Será utilizada uma metodologia na qual se intercalam procedimentos da análise quantitativa com procedimentos de análise qualitativa.