Busca avançada
Ano de início
Entree

Risco de predação e comportamento de "saltar" em girinos de Pseudopaludicola aff. falcipes

Processo: 08/57500-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Denise de Cerqueira Rossa-Feres
Beneficiário:Verônica Thiemi Tsutae de Sousa
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia de populações   Predação   Ecologia comportamental   Girinos   Odonata

Resumo

As larvas e os ovos de anfíbios são importantes fontes de alimento para uma grande variedade de predadores vertebrados e invertebrados. Em respostas a tais pressões, o desenvolvimento de mecanismos antipredação (morfológicos, fisiológicos e comportamentais) foi favorecido e dentre estes, a defesa comportamental apresenta um papel central no resultado das interações predador-presa. Girinos de Pseudopaludicola aff. falcipes apresentaram o comportamento de "saltar", registrado em observações anedóticas e, posteriormente, testado em alguns testes-piloto no laboratório de Ecologia Animal da UNESP, campus de São José do Rio Preto, nos quais o comportamento mostrou-se freqüente. Estes girinos ocorrem em poças de pequenas dimensões, formadas por acúmulo de água em pegadas de bovinos, às margens de açudes de área aberta e nelas foi constatada a presença de náiades de Odonata, que são importantes predadores de girinos. Assim, objetivamos neste trabalho testar a hipótese de que o comportamento de "saltar" dos girinos de P. aff. falcipes representa uma resposta antipredatória, permitindo o deslocamento para poças vizinhas livres de predadores. É possível levantar as seguintes predições: 1) a distribuição dos girinos e dos predadores nas poças obedecerá uma distribuição negativa; 2) a co-ocorrência de predador e presa em uma poça representará um estímulo desencadeador do comportamento de "saltar" para os girinos. Para testar a predição 1 será realizado um estudo no ambiente natural e para testar a predição 2 será realizado um experimento em laboratório. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TSUTAE DE SOUSA, VERONICA THIEMI; TERESA, FABRICIO BARRETO; ROSSA-FERES, DENISE DE CERQUEIRA. Predation risk and jumping behavior in Pseudopaludicola aff. falcipes tadpoles. BEHAVIORAL ECOLOGY, v. 22, n. 5, p. 940-946, SEP-OCT 2011. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.