Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito analgésico preventivo de inibidores da cicloxigenase ou da lipoxigenase na dor incisional em ratos

Processo: 02/08565-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2003
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Wiliam Alves Do Prado
Beneficiário:Alberto Facury Gaspar
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Indometacina

Resumo

Alguns estudos enfatizam a eficácia da "analgesia preventiva" no controle da dor pós-cirúrgica nas quais opióide ou anestésico local é administrado antes da cirurgia. Os diversos estudos a este respeito, entretanto, resultaram dados conflitantes, seja porque foi incluído o uso intra e pós-operatório de opióides como parte do procedimento anestésico de rotina, seja porque a dor talvez dependa mais da inflamação periférica pós-cirúrgica do que de eventual sensibilização central que se desenvolveria durante a cirurgia. A prévia administração intraperitoneal de cetoprofeno, por exemplo, reduziu a dor pós-incisional em ratos de modo significativamente mais intenso do que a administração feita após a cirurgia, enquanto que morfina, dipirona, diclofenaco ou tenoxicam demonstraram eficácia semelhante nas duas condições experimentais. Cetoprofeno é predominantemente anti-inflamatório e possui baixa potência analgésica, mas difere dos demais anti-inflamatórios não esteroidais por inibir tanto a ciclo-oxigenase quanto a lipo-oxigenase, sendo, pois, capaz de inibir a síntese tanto de prostaglandinas quanto de leucotrienos. O presente estudo utiliza a administração intraplantar de MK 886 (inibidor da lipo-oxigenase) ou indometacina (inibidor da ciclo-oxigenase) em modelo de dor incisional para avaliar se a ação analgésica preventiva depende, de fato, da ação anti-inflamatória periférica de drogas que sejam capazes de inibir tanto a ciclo-oxigenase quanto a lipo-oxigenase. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A.F. GASPAR; W.A. PRADO. Comparison of pre- versus post-incision administration of intraplantar indomethacin and MK886 in a rat model of postoperative pain. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 40, n. 8, p. 1141-1147, Ago. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.