Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel dos aerossóis na formação de tempestades severas na região metropolitana de São Paulo

Processo: 03/04890-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Pedro Leite da Silva Dias
Beneficiário:Edmilson Dias de Freitas
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:96/01403-4 - Meteorologia e poluição atmosférica em São Paulo, AP.TEM
Auxílio(s) vinculado(s):03/11013-4 - O papel dos aerossóis na formação de tempestades severas na região metropolitana de São Paulo, AP.PRIM
Assunto(s):Poluição atmosférica   Aerossóis   Dispersão de poluentes   Tempestades   Modelos matemáticos

Resumo

Neste projeto de pós-doutorado pretende-se, através da utilização de modelos numéricos, estudar os efeitos relacionados à presença de aerossóis, provenientes da atividade humana, na formação de tempestades severas durante os períodos de primavera e verão na Região Metropolitana de São Paulo. Será dada ênfase aos efeitos dessas partículas sobre a radiação e sobre sua participação na formação de gotículas de nuvem, servindo como núcleos de condensação de nuvem (NCN). O estudo será feito através de interfaces desenvolvidas para a utilização acoplada do modelo atmosférico RAMS (Regional Atmospheric Modeling System), o modelo TEB (Town Energy Budget), o modelo de física de aerossóis CARMA (Community Aerosol & Radiation Model for Atmospheres), e um modelo Euleriano de fontes emissoras de aerossóis de origem antropogênica (veicular e industrial). O acoplamento desses modelos permitirá a simulação tridimensional da distribuição de massa dos aerossóis e a investigação das interações desses contaminantes com a evolução do estado atmosférico em escala regional. Serão utilizados dados de superfície obtidos pela rede operacional da CETESB e dados de sensoriamerito remoto fornecidos por radares e satélites meteorológicos para a validação da metodologia proposta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREITAS‚ E.D.; MARTINS‚ L.D.; DIAS‚ P.L.S.; ANDRADE‚ M.F. A simple photochemical module implemented in RAMS for tropospheric ozone concentration forecast in the metropolitan area of Sao Paulo‚ Brazil: Coupling and validation. Atmospheric Environment, v. 39, n. 34, p. 6352-6361, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.