Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do condicionamento radicular com edta e tetraciclina na adesao de celulas sanguineas sobre superficies radiculares.

Processo: 03/04252-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:José Eduardo Cezar Sampaio
Beneficiário:Camila Sala Moreira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Adesão celular   Ácido edético   Sangue   Tetraciclina

Resumo

A terapia radicular mecânica, remove total ou parcialmente placa bacteriana e cálculo mas promove a formação de "smear layer", que traz como conseqüência dificuldades de inserção de tecidos periodontais na superfície radicular. Pesquisas foram realizadas, "in vitro" e "in vivo" com diferentes agentes condicionadores para a remoção de "smear layer" e exposição de fibras colágenas do cemento ou dentina e descontaminar a superfície radicular para tornar a superfície radicular biocompatível com os tecidos periodontais. Estas pesquisas mostraram, bons resultados "in vitro' com remoção de "smear layer" e exposição de fibras colágenas mas, "in vivo" os resultados quanto à regeneração do periodonto, na maioria das vezes, foram semelhantes ao tratamento mecânico. Como a aderência de coagulo é importante para a regeneração do periodonto, o objetivo deste trabalho será avaliar, através de um estudo "in vitro" a ação de agentes condicionadores na adesão de células sanguíneas nas superfícies radiculares. Serão selecionados dentes um ou multirradiculares, extraídos por motivos periodontais, que receberão além da raspagem e aplainamento radicular (grupo controle), tratamentos com os condicionadores: EDTA e tetraciclina hidroclorada. Após, passarão pó tramitação laboratorial de rotina para análise em microscopia eletrônica de varredura (Jeol-JSM) com 20kV onde serão obtidas fotomicrografias com filme Neopan SS 120 (Fuji) com aumentos de 500 e 1000X. Posteriormente os resultados serão analisados através de teste estatístico não paramétrico. (AU)