Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de mutantes no gene exoZ da síntese do exopolissacarídeo em Rhizobium tropici SEMIA 4077

Processo: 10/10299-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Eliana Gertrudes de Macedo Lemos
Beneficiário:Michelli Romanoli Persona
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Rhizobium etli   Reologia   Biologia molecular   Mutação

Resumo

Gomas e biopolímeros são algumas denominações para materiais que possuem a capacidade de tornar sistemas aquosos mais espessos e viscosos ou formar géis, ou seja, são substâncias altamente hidrofílicas que se dissolvem ou se dispersam em água aumentando a viscosidade do sistema. Estes materiais originalmente obtidos de plantas e algas marinhas vêm sendo gradualmente substituídos por biopolímeros obtidos através de processos fermentativos. As espécies de bactérias fixadoras de nitrogênio são geralmente produtoras de EPS. Dentre essas, as espécies pertencentes às famílias Rhizobiaceae e Phyllobacteriaceae sintetizam grandes quantidades de polissacarídeos extracelulares. Estudos já descritos na literatura demonstraram que com o surgimento das técnicas de biologia molecular e o avanço no seqüenciamento de genomas permitiram uma nova abordagem na elucidação de funções gênicas, através de avaliações dos fenótipos pela obtenção de mutações a partir de um gene específico. Neste projeto pretende-se obter mutantes no gene exoZ da estirpe selvagem Rhizobium etli LMG 17827 envolvidas na síntese das subunidades repetitivas do EPS. Os mutantes com o gene pretendido eliminado serão construídos por inserção do transposon EZ::TN" , e subseqüentemente será realizada análises dos fenótipos comparativas da estirpe selvagem e mutadas com vista a novas potenciais aplicações biotecnológicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUQUE CASTELLANE, TEREZA CRISTINA; PERSONA, MICHELLI ROMANOLI; CAMPANHARO, JOAO CARLOS; DE MACEDO LEMOS, ELIANA GERTRUDES. Production of exopolysaccharide from rhizobia with potential biotechnological and bioremediation applications. International Journal of Biological Macromolecules, v. 74, p. 515-522, MAR 2015. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.