Busca avançada
Ano de início
Entree

Regeneração óssea de cavidades cirurgicamente criadas e preenchidas com implante de osso heterógeno. Análise histométrica e imunoistoquímica em calotas de ratos.

Processo: 09/01868-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Eduardo Hochuli Vieira
Beneficiário:Ana Caroline Sanches Garcia
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Enxerto ósseo   Transplante ósseo   Regeneração óssea

Resumo

A proposta deste estudo será avaliar o processo de regeneração dos defeitos ósseos cirurgicamente criados e preenchidos com implante de osso heterógeno (Bio-oss®), através de análises histométrica e imunoistoquímica. Serão utilizados 50 ratos (Rattus norvegicus albinus, Wistar), que receberão um defeito ósseo de 5 mm de diâmetro e espessura total em calvária. Os animais constituirão dois grupos experimentais: Grupo Controle (preenchidos apenas com o próprio coágulo) e Grupo OH (preenchidos com osso heterógeno). Os animais serão sacrificados nos períodos de 2, 7, 15, 30 e 60 dias pós-operatórios e, através da observação da expressão de algumas proteínas que participam do processo de reparo ósseo, analisaremos os processos de revascularização (vegf), osteoindução (cbfa1,bmp2, alp, col- I), reabsorção óssea (rank,rankl, opg, trap) e mineralização (osteocalcina).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)