Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização de bioprocessos em tempo real: desenvolvimento e avaliação de software sensors e modelos matemáticos

Processo: 06/51646-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Elmer Alberto Ccopa Rivera
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57873-8 - Um processo integrado para produção total de bioetanol e emissão zero de CO2, AP.BIOEN.TEM

Resumo

Este projeto está vinculado ao Projeto Temático FAPESP 1998/14384-3, intitulado "Integração de Processos Químicos Contínuos em Tempo Real". O Projeto tem como objetivo o desenvolvimento e avaliação experimental de software sensors robustos que possibilitem a inferência em tempo real das concentrações de biomassa, substrato e produto a partir de medidas secundárias como pH, turbidez e vazão de CO2 para processos de fermentação alcoólica tomando-se como base dois casos de estudo, a saber, um processo de fermentação em batelada e um processo de fermentação continua extrativa. Ainda, para o caso de fermentação continua, pretende-se desenvolver um procedimento para determinação de modelos robustos frente a alterações nas condições da fermentação, que possa ser usado como simulador, tornando mais simples o desenvolvimento de novos controladores e otimizadores. Serão comparados os desempenhos de quatro modelos diferentes: um modelo fenomenológico e três modelos híbridos neuronais. Os modelos híbridos usaram redes neurais para descrever a cinética da fermentação e a termodinâmica do sistema. Uma contribuição deste projeto no contexto global do Projeto Temático refere-se a ampliação de estudos referentes ao desenvolvimento de um modelo estruturado que inclui aspectos de fisiologia microbiana, visando obter um maior embasamento teórico para compreender em detalhe o processo de fermentação alcoólica extrativa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIVERA‚ E.C.; DE FARIAS JUNIOR‚ F.; ATALA‚ D.I.P.; OTHERS. Development and implementation of an automated monitoring system for improved bioethanol production. CHEMICAL ENGINEERING, v. 18, p. 45, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.