Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da expressao diferencial de genes em modelos de transformacao maligna de melancocito murino.

Processo: 07/50521-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 16 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:José Daniel Lopes
Beneficiário:Patricia Xander Batista
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metástase   Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos   Melanoma experimental

Resumo

Vários estudos foram realizados para esclarecer as modificações na expressão gênica que levam à transformação neoplásica, mas a ausência de modelos representando diferentes etapas do processo carcinogênico dificulta o acesso a vários passos importantes. Em nosso departamento, foram desenvolvidos dois modelos de transformação maligna de melanócitos: um por restrição fisiológica e o outro por interação com o sistema imunológico. No primeiro, melanócitos murinos melan-a foram impedidos de aderirem ao substrato e c isso sublinhagens celulares foram geradas: 4C, que não é tumorigênica, mas apresenta várias alterações na expressão de moléculas de superfície e alteração na metilação de DNA; 4C3 que possui alta capacidade tumorigênica; e 4C11, que tem baixa capacidade tumorigênica. Cada clone está em uma fase da transformação e como são originados da mesma célula parental a base genética é igual, permitindo a comparação sistemática da progressão tumoral. O outro modelo de transformação tumoral vem de estudos realizados com linfócitos B1. O co-cultivo de célula B1 com células B16F10 (melanoma murino) potencializa a capacidade metastática de B16F10, e o co-cultivo de B-1 com melan-a transforma estes melanocitos em células tumorigênicas. Assim, o objetivo do projeto é estudar as mudanças na expressão gênica nesses dois modelos e identificar os eventos biológicos envolvidos no processo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
XANDER, PATRICIA; NOVAES E BRITO, RONNI ROMULO; PEREZ, ELIZABETH CRISTINA; POZZIBON, JAQUELINE MACIEL; DE SOUZA, CAMILA FERREIRA; PELLEGRINO, RENATA; BERNARDO, VIVIANE; JASIULIONIS, MIRIAM GALVONAS; MARIANO, MARIO; LOPES, JOSE DANIEL. Crosstalk between B16 melanoma cells and B-1 lymphocytes induces global changes in tumor cell gene expression. Immunobiology, v. 218, n. 10, p. 1293-1303, OCT 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.