Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito benéfico do nitrato na tolerância da soja [Glycine max (L.) Merril] à deficiência de oxigênio: análise do envolvimento do nitrito e do radical óxido nítrico nesse processo

Processo: 09/17583-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Ladaslav Sodek
Beneficiário:Halley Caixeta de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anóxia   Óxido nítrico   Soja

Resumo

A deficiência de oxigênio está associada a uma série de modificações no metabolismo e no crescimento vegetal, afetando a produtividade de espécies importantes economicamente. É bem conhecido que a adição exógena de nitrato aumenta a tolerância das plantas ao estresse de hipóxia, mas os mecanismos pelos quais o nitrato exerce esse efeito não estão esclarecidos. Recentemente, o nitrito gerado através da redução do nitrato tem emergido como uma molécula sinalizadora e como um substrato para a síntese do óxido nítrico (NO), um radical cujo papel durante a hipóxia tem sido sugerido. O presente projeto visa elucidar os mecanismos relacionados ao efeito benéfico do nitrato na resposta de plantas de soja não noduladas à deficiência de oxigênio, verificando o envolvimento do nitrito e do NO nesse processo. Para tal, pretende-se realizar uma análise global das modificações no metabolismo primário de raízes de soja induzidas pela hipóxia e verificar o efeito dos tratamentos com nitrato, nitrito e doadores/seqüestradores de NO nessa resposta. Serão acompanhados parâmetros do metabolismo energético, bem como serão verificados os níveis de compostos primários do metabolismo de carboidratos e do nitrogênio. A produção de NO por raízes de soja em hipóxia na presença de nitrato e nitrito, e sua relação com a atividade da nitrato redutase também serão analisadas. Ainda, o destino metabólico do nitrogênio (15N) proveniente de diferentes fontes em raízes, seiva do xilema e folhas de soja será acompanhado durante a hipóxia por cromatografia gasosa-espectrometria de massas. Os resultados deste estudo contribuirão para um melhor entendimento da resposta metabólica e da adaptação da soja à deficiência de oxigênio, o que se torna essencial diante das atuais mudanças climáticas e do aumento das situações de alagamento no planeta. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, HALLEY C.; FRESCHI, LUCIANO; SODEK, LADASLAV. Nitrogen metabolism and translocation in soybean plants subjected to root oxygen deficiency. Plant Physiology and Biochemistry, v. 66, p. 141-149, MAY 2013. Citações Web of Science: 15.
OLIVEIRA, HALLEY CAIXETA; SODEK, LADASLAV. Effect of oxygen deficiency on nitrogen assimilation and amino acid metabolism of soybean root segments. Amino Acids, v. 44, n. 2, p. 743-755, FEB 2013. Citações Web of Science: 17.
OLIVEIRA, HALLEY C.; SALGADO, IONE; SODEK, LADASLAV. Involvement of nitrite in the nitrate-mediated modulation of fermentative metabolism and nitric oxide production of soybean roots during hypoxia. PLANTA, v. 237, n. 1, p. 255-264, JAN 2013. Citações Web of Science: 15.
OLIVEIRA, HALLEY C.; SALGADO, IONE; SODEK, LADASLAV. Nitrite decreases ethanol production by intact soybean roots submitted to oxygen deficiency A role for mitochondrial nitric oxide synthesis?. PLANT SIGNALING & BEHAVIOR, v. 8, n. 4 2013. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.