Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema reprodutor masculino de Callinectes ornatus Ordway, 1863 (Crustacea - Decapoda): histoquímica e ultraestrutura

Processo: 09/01348-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Fernando Jose Zara
Beneficiário:Fabiana Aparecida Do Nascimento
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/04707-5 - Histologia e ultrassonografia do desenvolvimento das gônadas de Brachyura (Crustacea), AP.JP
Assunto(s):Histoquímica   Morfologia animal   Gônadas animal

Resumo

Pertencente a infraordem Brachyura, a família Portunidae apresenta ampla distribuição nas Américas, ocorrendo no Atlântico Ocidental desde a América do Norte até o extremo sul da América do Sul. No Brasil, os portunídeos do gênero Callinectes destacam-se por relativa abundância, sendo que a espécie proposta para o estudo, Callinectes ornatus, é encontrada desde a Carolina do Norte (EUA) até o Rio Grande do Sul (Brasil). Dessa forma, as espécies do gênero Callinectes destacam-se como importante recurso pesqueiro ao longo do Atlântico. No Brasil, este gênero representa grande importância na pesca artesanal, servindo como fonte de renda às famílias de baixa renda da região litorânea, como exemplo a Baixada Santista. A espécie C. ornatus, ocorre ainda em grande quantidade como fauna acompanhante na pesca de camarão sete-barbas, Xiphopenaeus kroyer, ao longo de toda a costa brasileira, mostrando-se abundante em águas rasas de substrato não consolidado, onde desempenha importante papel trófico. Consequentemente, a espécie C. ornatus tem sido muito estudada quanto a sua biologia reprodutiva, estrutura populacional e maturidade sexual, porém estudos relacionados à histologia e ultraestrutura do sistema reprodutor desse animal não são encontrados. Assim sendo, o presente projeto pretende caracterizar o sistema reprodutor masculino de C. ornatus através de técnicas de histologia e ultraestrutura. Para análise histoquímica da distribuição de proteínas, lipídeos e carboidratos no sistema reprodutor masculino serão utilizadas as técnicas de: Azul de Bromofenol e Xylidine de Ponceau para proteínas, Sudan Black B para lipídeos, Azul de Toluidina (pH 2,5 e 4,0) para glicosaminoglicanos ácidos, Azul de Alcian (pH, 1,0 e 2,5) para polissacarídeos neutros e PAS para glicoproteínas. Quanto aos elementos do tecido conjuntivo associados ao sistema reprodutor masculino, serão utilizadas para análises histoquímicas as técnicas de: Tricômico de Picrosirius-hematoxilina para fibras colágenas, Impregnação por Prata para reticulina e Resorcina-Fucsina para fibras elásticas. Além disso, será verificada provável relação entre o desenvolvimento do sistema reprodutor e o hepatopâncreas (glândula digestiva) do animal através dos Índices Gonadossomático (IGS) e Hepatossomático (IHS). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FABIANA APARECIDA DO NASCIMENTO; FERNANDO JOSÉ ZARA. Development of the male reproductive system in Callinectes ornatus Ordway, 1863 (Brachyura: Portunidae). Nauplius, v. 21, n. 2, p. 161-177, Dez. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.