Busca avançada
Ano de início
Entree

Campyloneurum C. Presl (Polypodiaceae) no estado de São Paulo

Processo: 09/06898-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Jefferson Prado
Beneficiário:Diego Tavares Vasques
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polypodiaceae   Flora   Biogeografia   São Paulo

Resumo

A família Polypodiaceae é uma família grande com distribuição cosmopolita e cuja circunscrição vem sendo muito estudada nas últimas décadas. Segundo Sota (1973), a delimitação dos gêneros é um dos aspectos mais críticos do estudo da família. O gênero Campyloneurum pertence à família Polypodicaceae, subfamília Polipodieae, e possui circunscrição complicada. Segundo León (1993b), a maioria das espécies do gênero foi descrita entre os séculos XIX e XX, com base na morfologia foliar e no padrão de venação. Muitos autores, no entanto, concordam com a dificuldade de definição das espécies baseada em caracteres morfológicos como o padrão de venação, além da confusão nomenclatural, entretanto nas últimas três décadas muitos caracteres novos foram propostos como potenciais para a delimitação das espécies de Campyloneurum. Mickel & Smith (2004) chamaram a atenção para o fato de que, apesar de existirem tentativas recentes de revisão do gênero, o seu entendimento ainda é inadequado. Neste contexto, o objetivo deste estudo é através da comparação das propostas de classificação disponíveis para o gênero e da observação de materiais obtidos de coletas ou de herbários, colaborar com o entendimento da circunscrição do gênero e das espécies ocorrentes no estado de São Paulo. Para isso, serão realizadas coletas e herborização de espécimes; identificação e descrição das espécies; ilustrações dos espécimes observados com ênfase nos caracteres diagnósticos; chaves de identificação para as espécies do estado de São Paulo; e mapas de distribuição geográfica das mesmas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIEGO T. VASQUES; JEFFERSON PRADO. Campyloneurum C. Presl (Polypodiaceae) no estado de São Paulo, Brasil. Hoehnea, v. 38, n. 2, p. 147-164, Jun. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.