Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos quantitativos do exercicio fisico na inervacao cardiaca extrinseca de ratos.

Processo: 05/02411-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 30 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Antonio Augusto Coppi Maciel Ribeiro
Beneficiário:Renato Albuquerque de Oliveira Cavalcanti
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Exercício físico   Inervação do coração   Estereologia   Ratos   Gânglio estrelado

Resumo

O sistema nervoso autônomo do rato, como de outros mamíferos, consiste em um extenso arranjo de nervos e gânglios conectados ao Sistema Nervoso Central e às vísceras. Esse sistema regula as estruturas viscerais, involuntárias e autônomas. Desta forma incluem-se a inervação do miocárdio, músculo liso e glândulas. O gânglio estrelado (também chamado de cervicotorácico) é um importante centro de inervação simpática, que inerva órgãos da cavidade torácica (coração), região cervical e também envia axônios para gânglios espinhais, sendo formado pela fusão do gânglio cervical caudal com os primeiros gânglios torácicos. A remoção cirúrgica deste gânglio é utilizada para eliminar dor no miocárdio e no tratamento da síndrome de Raynaud, Herpes zoster oftálmica, entre outros. A inervação cardíaca extrínseca (representada pelo gânglio estrelado) é muito importante também para o diagnóstico e tratamento de cardiopatias e essencial para melhor compreensão do funcionamento do coração. Com esse estudo espera-se dar suporte aos estudos em animais de interesse médico veterinário, especialmente no que tange à medicina esportiva eqüina e canina. Neste trabalho a inervação cardíaca extrínseca será analisada e comparada entre ratos (Wistar) sedentários e ratos (Wistar) submetidos a exercício físico regular. Será realizado estudo qualitativo (macroestrutura e microestrutura), estudo quantitativo estereológico (número total de neurônios, densidade neuronal, tamanho dos neurônios, comprimento total das fibras intraganglinares,densidade de volume e volume do gânglio).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA CAVALCANTI, RENATO ALBUQUERQUE; DA PUREZA, DEMILTO YAMAGUCHI; DE MELO, MARIANA PEREIRA; DE SOUZA, ROMEU RODRIGUES; BERGAMASCHI, CASSIA T.; DO AMARAL, SANDRA LIA; TANG, HELEN; LOESCH, ANDRZEJ; COPPI MACIEL RIBEIRO, ANTONIO AUGUSTO. Low-intensity Treadmill Exercise-related Changes in the Rat Stellate Ganglion Neurons. Journal of Neuroscience Research, v. 87, n. 6, p. 1334-1342, MAY 1 2009. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.