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Paleoreconstituição para fins visuais da morfologia funcional, paleoecologia e ambiente de vida de Uberabasuchus terrificus Carvalho et al., 2004

Processo: 07/00975-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Paleozoologia
Pesquisador responsável:Renato Pirani Ghilardi
Beneficiário:Rodolfo Nogueira Soares Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Paleontologia   Crocodilo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crocodyliforme | Design | escultura digital | metodologia | Paleoarte | reconstituição | Reconstituição Paleontológica

Resumo

Existem várias maneiras de se extrair informações do registro fossilífero, porém não é possível observar o mundo outrora existente senão pela reconstituição através da arte aplicada a paleontologia. Sendo assim, a paleoarte é uma facilitadora fundamental do aprendizado e apreensão do processo de evolução do planeta. Para que seu objetivo - reconstituir o mais fidedignamente possível o passado extinto - seja alcançado com êxito, ela deve se utilizar dos conceitos, suportes e técnicas da arte em equilíbrio com as informações fornecidas pelas disciplinas de estudo do passado. Tal concordância não é observada como eficiente no Brasil, por questões técnicas e/ou metodológicas. Este trabalho pretende, pois, otimizar a representação de animais extintos através do uso das ferramentas de modelagem virtual. Esta tem se mostrado cada vez mais expressiva e oferecendo resultados bastante satisfatórios quando aplicada como ferramenta à paleontologia. O projeto pretende ainda desenvolver e experimentar uma metodologia de reconstituição, para fins visuais, do passado geológico através da escultura digital de um indivíduo de Uberabasuchus terrificus Carvalho, Ribeiro & Ávila, 2004, bem como a retratação de seu ambiente. O projeto será realizado em quatro fases. Primeiramente serão recolhidos dados necessários à reconstituição, posteriormente o animal será ilustrado esquematicamente em vários ângulos, seguindo a escultura digital do animal e por fim, a ilustração do ambiente com posterior inserção do modelo. O projeto tem caráter fortemente interdisciplinar nas áreas de Paleontologia, Evolução, Anatomia, Geologia, Design Gráfico e arte.

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Dinossauros quase reais 
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