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Os caminhos de escolas especiais em Ribeirão Preto, nos últimos 10 anos: reflexos a partir das políticas de inclusão escolar

Processo: 07/57583-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Katia de Souza Amorim
Beneficiário:Francisco Ribeiro Tavares Neto
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Desenvolvimento   Mapeamento   Educação especial

Resumo

Considera-se a promulgação da Educação Inclusiva (na LDB/96), como historicamente recente, além de que se reconhece uma série de controvérsias e dificuldades em sua implantação. Assim, a partir de estudo mais amplo - de mapeamento da educação especial, em Ribeirão Preto traçou-se como objetivo mapear, em duas Escolas Especiais, nos últimos 10 anos (1998-2007), a trajetória educacional dessas instituições; se houve mudanças nas suas práticas de atendimento; quais os profissionais que atuam/atuaram nessas escolas especiais; e, quantas e quais são as pessoas que fazem/fizeram uso de seus serviços. Além disso, no caso de ter havido modificações na prática das instituições, pretende-se verificar quais modificações ocorreram, como repercutem no cotidiano das pessoas ali atendidas e das relações com outras instituições do conjunto social local. Elegeu-se como instituições participantes do estudo a APAE (filantrópica) e o "Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental Egydio Pedreschi" (pública municipal). Como procedimento de coleta de dados, será realizada uma entrevista semi-estruturada com o responsável pela instituição; e, também, a partir dos documentos institucionais, um estudo tanto referente ao banco de dados dos educandos, como aos relacionados à história da instituição. A análise será quantitativa e qualitativa, usando-se como base para sua discussão o referencial teórico-metodológico da Rede de Significações. Esse projeto é um sub-projeto de um estudo amplo (CNPq 400777/2006-1) que objetiva compreender o palco da Educação especial e inclusiva, de modo a contextualizar e dar suporte para compreender a questão da corporeidade e os processos desenvolvimentais de crianças com deficiências em inclusão (projeto FAPESP - no. 2006/02687-0). (AU)

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