Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem termocronológica do relevo na região da Bacia de Taubaté e adjacências, a partir da análise por traços de fissão em apatita e zircão

Processo: 09/07682-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Peter Christian Hackspacher
Beneficiário:Matheus Augusto Alves Cuglieri
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Relevo   Bacia hidrográfica   Termocronologia

Resumo

O trabalho analisará a relação entre os processos tectônicos e de exumação atuantes na evolução da Bacia de Taubaté e adjacências, principalmente a partir do Cretáceo Inferior, através de fenômenos sincrônicos à abertura do Oceano Atlântico-Sul, bem como com a evolução termotectônica desta porção e implicações nos eventos tectono-estratigráficos. A ferramenta a ser utilizada é a Datação por Traços de Fissão em apatitas e zircão, a partir de amostras coletadas em áreas-chave. Dessa forma, será feita uma correlação entre soerguimento e alçamentos tectônicos visando reconstruir eventos termotectônicos / cronológicos responsáveis pela evolução, em associação aos fenômenos responsáveis pela ruptura do Gondwana Sul-Ocidental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO-MAGALHAES, A. O. B.; CUGLIERI, M. A. A.; HACKSPACHER, P. C.; SAAD, A. R. Long-term landscape evolution and post-rift reactivation in the southeastern Brazilian passive continental margin: Taubat, basin. INTERNATIONAL JOURNAL OF EARTH SCIENCES, v. 103, n. 2, p. 441-453, MAR 2014. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.