Busca avançada
Ano de início
Entree

Partículas do tipo caroço@casca como cintiladores.

Processo: 08/08256-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Marian Rosaly Davolos
Beneficiário:Marco Aurélio Cebim
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Terras raras   Luminescência

Resumo

Cintiladores são materiais luminescentes que absorvem radiações de alta energia e emitem na região do ultravioleta ou do visível. São partes integrantes e essenciais de dispositivos para radiologia médica e para detecção de radiações de alta energia. Nesse projeto tem-se o objetivo de estudar as propriedades espectroscópicas de partículas do tipo caroço@casca sob a excitação de raios X. Para isso, partículas de óxido ou oxissulfeto de lantânio (La2O3 e La2O2S) serão preparadas pelo método poliol, seguido da sulfurização para obtenção de oxissulfeto. As partículas obtidas serão recobertas com óxido de lutécio (Lu2O3), o qual possui maior coeficiente de absorção de radiações ionizantes que o La2O3 ou La2O2S. Além disso, sistemas do tipo caroço@casca devem sofrer menor danificação causada pela radiação ionizante. Os sistemas resultantes serão La2O3@Lu2O3 e La2O2S@Lu2O3, com o caroço dopado com Pr3+ ou Eu3+. A eficiência relativa de cintilação com excitação de raios X dos sistemas casca@caroço em relação à partículas com composição de caroço, isto é La2O3 e La2O2S, serão comparadas. Os resultados serão sumarizados em diagramas de eficiência x tempo de vida, levando em conta as características do sistema caroço@casca, isto é, (1) variação do tamanho da casca em relação ao caroço, se possível em três situações: (a) casca menor que o caroço, (b) casca e caroço com espessuras semelhantes e (c) casca maior que caroço; e (2) variação do índice de refração no sentido caroço - casca: (a) índices de refração semelhantes e (b) variação negativa do índice de refração.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCO AURÉLIO CEBIM; HIGOR HENRIQUE DE SOUZA OLIVEIRA; NILSO BARELLI; MARIAN ROSALY DAVOLOS. Sistema para realização de medidas de luminescência com excitação por Raios X. Química Nova, v. 34, n. 6, p. 1057-1062, 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.